Aquisição e Transporte dos Containers Marítimos

Aquisição e Transporte dos Containers Marítimos


Agora que já tem uma ideia da utilidade dos containers marítimos na construção civil, chegou a hora de começar o projeto.
Primeiro, é preciso avaliar qual o modelo a ser adquirido, que vai depender do projeto e do tamanho do terreno onde será instalado.


Eu tenho trabalhado com os seguintes modelos de containers:
a) Container 20’ DC:

Container que mede 2,6 m de altura, 6,1 m de comprimento e 2,44 m de largura.
É facilmente encontrado para descarte nos portos.
Pode ser transportado por caminhões menores, o que pode baratear seu frete, vez que pesa apenas de 2,2 toneladas. Exige apenas um caminhão munk, que tem um pequeno guindaste acoplado, que consegue, até mesmo, transportá-lo em sua carroceria em curtas distâncias.
Costuma ser usados para construção de depósitos, banheiros, lavanderias, escritórios, camarins de artistas, bares e pequenos negócios. Mas, como meu interesse é para a construção de casas, o seu pé-direito é um pouco baixo, razão pela qual tenho preferido comprar um container de 40’ HC, cortá-lo ao meio, reestruturá-lo e transformá-lo em dois containers de 20’ HC com pé-direito de 2,90 m quando for o caso.

b) Container 40’ DC:

Container que mede 2,6 m de altura, 12,18 m de comprimento e 2,44 m de largura.
São facilmente encontrados para descarte nos portos.
Precisam de caminhões mais potentes com carrocerias maiores, o que aumenta o seu frete.
Precisam, ainda, de um caminhão munk para descarregá-lo no destino ou colocá-lo na base, vez que as carretas rodoviárias, normalmente, não têm guindaste acoplado.
Esse modelo pode ser usado para construção de depósitos, banheiros, lavanderias, bares e pequenos negócios. Mas, por causa de altura de 2,60 m, ainda não são muito bons para a construção de casas, mesmo tendo um bom espaço interno, quase 30 m² de área, que se assemelha a uma quitinete, onde já é possível construir um quarto, um banheiro e uma cozinha.

c) Container 40’ HC:
Esse é o meu container preferido, vez que mede 12,18 m de comprimento, 2,44 m de largura e 2,9 m de altura, que já é um bom pé-direito para uma casa. Além disso, repito, 30² já é uma boa área para a construção de uma quitinete ou de duas suítes de 15 m² cada, como as que tenho no meu projeto. Finalmente, pode ser dividido ao meio e reestruturadas para se tornarem duas unidades independentes de 6,10 m de comprimento, com 15m² cada.
Seu preço é só um pouco mais caro que o container 40’ DC e não chega a ser o dobro do preço do container de 20’ DC, já que otimiza o frete.


Assim, como tudo na vida, resta ao empreendedor avaliar o preço dos modelos existentes no mercado para saber o que melhor se adequa a seu projeto.


No primeiro semestre de 2023, consegui encontrar os seguintes preços de containers provenientes do porto mais próximo de Santos-SP, já com frete para meu endereço em Brasília-DF:


a) Container de 20’ DC por R$ 14.000,00;
b) Container de 20’ HC (adaptado a partir de um container de 40’ HC) por R$ 17.000,00;
c) Container de 40’ DC por R$ 20.000,00;
d) Container de 40’ HC por R$ 21.100,00.


Eu nunca comprei um container reefer, mas sei que ele custa mais que o dobro de um convencional.

Vale dizer que as empresas que comercializam containers costumam combinar cargas para baratear o frete, pois com o preço do diesel hoje, cerca de R$ 5,00, a distância ao porto mais próximo de Brasília, que é o de Santos, distante 1075 km, o consumo médio de uma caminhão carregado, 4,0 km/l, faz com que só a despesa de combustível seja aproximadamente R$ 1.400,00, só na ida, R$ 2800,00 ida a volta, sem falar na remuneração do caminhoneiro, do proprietário do caminhão, das despesas de viagem, dos pedágios e da manutenção do veículo.

Assim, a estratégia da empresa que comercializa container é sair carregado de Brasília, descarregar a mercadoria, que costuma ser soja ou grãos, no Porto de Santos, carregar um container de 40’ nos pontos de descarte e venda, em seguida, preencher o seu interior com outras mercadorias a serem distribuídas no Centro-Oeste para depois descarregar o container vazio para o seu comprador.

Cabe uma última palavra sobre o descarregamento do container da carreta rodoviária que fica por conta do comprador.
O tamanho do guindaste depende das condições do terreno e do peso do container.

Um caminhão munk, que em Brasília custa cerca de R$ 800,00 por serviço, consegue descarregar com seu guindaste acoplado um container de 20’ e até mesmo um de 40’, mas não tem lança, como se chama vulgarmente, suficiente para colocá-lo em um ponto distante.

Assim, pode ocorrer que, diante da posição final do container, o comprador tenha que contratar um guindaste maior que custa de R$ 2000,00 a 10000,00 por dia dependendo do seu poder de lança e da distância da carroceria do caminhão e do local onde será depositado.

Deixe o seu comentário clicando aqui que eu publico.