Experiências Culturais

Viva experiências únicas nas mais diversas expressões artísticas e culturais da cidade e dos arredores.

O Catetinho - primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, durante a construção do novo Distrito Federal. O projeto temporário foi desenvolvido durante dez dias (entre 22 e 31 de outubro de 1956) para que a equipe do presidente e diretores da Novacap pudessem realizar suas reuniões enquanto Brasília estava em obras.

Saiba mais

Pirenópolis de Goiás - Cidade histórica e pólo gastronômico

Pirenópolis é uma encantadora cidade histórica localizada no estado de Goiás, no Brasil. Ela é conhecida por sua beleza arquitetônica colonial, suas cachoeiras deslumbrantes e seu ambiente tranquilo.

Saiba mais

Museu Histórico do Senado Federal

O acervo do Museu Histórico do Senado Federal é datado do período colonial ao republicano e pode ser visitado em uma exposição de longa duração, aberta à visitação ao salão Nobre do Congresso Nacional. Nela, o visitante pode conhecer melhor a trajetória da instituição e de seus parlamentares, por meio das peças de mobiliário, documentos históricos, presentes protocolares e obras de artes.

Saiba mais

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Saiba mais

Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola, mais conhecida como Biblioteca Nacional de Brasília, é uma instituição cultural localizada na capital do Brasil, dedicada à preservação, promoção e disseminação da cultura e do conhecimento.

Saiba mais

Museu Nacional Honestino Guimarães

O Museu Nacional Honestino Guimarães é uma instituição cultural localizada em Brasília, a capital do Brasil. Este museu leva o nome de Honestino Guimarães, um importante líder estudantil e militante político brasileiro que desapareceu durante a ditadura militar no Brasil.

Saiba mais

Memorial dos Povos Indígenas

O Memorial dos Povos Indígenas é um museu e centro cultural localizado em Brasília, a capital do Brasil. Este espaço foi criado para celebrar e promover a cultura, história e identidade dos povos indígenas do Brasil.

Saiba mais

Museu Vivo da Memória Candanga

O Museu Vivo da Memória Candanga, muitas vezes referido simplesmente como Museu da Memória Candanga, é uma instituição cultural localizada em Brasília, a capital do Brasil. Este museu tem como objetivo preservar e contar a história da construção e fundação de Brasília, bem como a vida daqueles que foram envolvidos no processo.

Saiba mais

Museu de Arte Moderna de Brasília - MAM-DF

O Museu de Arte Moderna de Brasília (MAM-DF) é uma instituição cultural dedicada à promoção e exposição de arte moderna e contemporânea localizada na capital do Brasil.

Saiba mais

Fundação Nacional de Artes

A Fundação Nacional de Artes, conhecida como Funarte, é uma instituição vinculada ao Ministério do Turismo do Brasil, responsável por promover e fomentar as artes em diversas manifestações culturais em todo o país. A Funarte tem um papel importante no apoio à produção artística, no estímulo à pesquisa e na disseminação das artes.

Saiba mais

Museu Nacional dos Correios de Brasília

O Museu dos Correios preserva a história dos serviços postais e telegráficos e a memória de uma das instituições mais antigas do Brasil, os Correios. Foi aberto ao público em janeiro de 1980. Por meio de objetos diversificados, fotos e pinturas, o espaço conduz o público a uma excursão pela a história da comunicação do Brasil, com direito a passar pela instalação das redes telegráficas e pelo desenvolvimento da comunicação postal.

Saiba mais

Museu Histórico de Brasília ou Museu da Cidade

O Museu Histórico de Brasília ou Museu da Cidade, que integra o Conjunto Cultural Três Poderes, é o museu mais antigo da capital. Inaugurado em 21 de abril de 1960 – dia da inauguração da cidade –, foi construído para preservar a memória da construção de Brasília. Essa intenção foi colocada em prática da forma mais pura: construído em concreto armado, a principal característica do edifício é a existência de textos gravados em suas paredes internas e externas também transcritas em Braile e inglês.

Saiba mais

Museu de Geociencias da Universidade de Brasília (UnB)

Quem tem interesse em geologia vai curtir o Museu de Geociencias da Universidade de Brasília (UnB). Minerais, rochas, fósseis, gemas e meteoritos são expostos à visitação pública e estudos dos interessados. Seu acervo conta com cerca de 1000 amostras procedentes de diversos pontos do Brasil e do exterior.

Saiba mais

Caixa Cultural

O espaço Caixa Cultural recebe shows e mostras diversas. O acervo fixo conta com obras de arte, documentos e objetos históricos da cultura brasileira, representada em suas mais diversas formas. São mais de 5 mil objetos museológicos e cerca de 2 mil obras de arte.

Saiba mais

Planetário de Brasília

Se você procura um lugar novo para visitar e gosta de astronomia, a dica é o Planetário de Brasília. Sua estrutura remete à imagem de um disco voador pousado sobre o gramado do Eixo Monumental. Trata-se de um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento que proporciona aos visitantes uma cúpula de 12, 5 metros de diâmetro com capacidade para 80 pessoas por sessão. Dispõe de equipamentos de projeção que simulam imagens sobre os fenômenos do universo estudados pela astronomia no teto do prédio.

Saiba mais

Casa do Cantador

A Casa do Cantador é considerada o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal. Foi inaugurada em nove de novembro de 1986. O local é palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina, como repentistas e cantores de embolada; exposição de culinária nordestina – inclusive a cozinha do local recebeu o nome de Maria Bonita –; oficina de música e trabalhos de inclusão digital.

Saiba mais

Espaço Lúcio Costa

O Conjunto Cultural Três Poderes, Espaço Lúcio Costa, foi idealizado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1991, em comemoração dos 90 anos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Trata-se de um museu subterrâneo que abriga em seu acervo a Maquete de Brasília, circuncidada por uma galeria onde encontram-se expostas as cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentado por Lúcio Costa em 1957, ao júri internacional que julgou e considerou o seu projeto o vencedor do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil.

Saiba mais

Museu da Imprensa

Inaugurado em 1982, o Museu da Imprensa visa proporcionar à população, tanto presencialmente quanto virtualmente, acesso a uma parte importante da história da comunicação do Brasil. Os visitantes vão encontrar peças raras, como o prelo em que o escritor Machado de Assis trabalhou como aprendiz de tipógrafo e o teclado perfurador monotipo no qual trabalhou a primeira servidora pública, Joana França, tornada em 2008, patrona da imprensa nacional.

Saiba mais

Espaço Oscar Niemeyer

O Memorial do Ministério Público Federal Espaço Oscar Niemeyer tem foco na arquitetura do espaço, que mescla arte, design e recursos multimídias. Os recursos expositivos se dividem entre telas interativas, projeções panorâmicas, bens históricos e maquete tátil do prédio da Procuradoria-Geral da República.

Saiba mais

Fundação Athos Bulcão

A Fundação Athos Bulcão foi criada em 1992 e atua na promoção, documentação, preservação, pesquisa e difusão da obra de Athos Bulcão, além de comercializar múltiplos de sua obra. A instituição também desenvolve importantes projetos na área de arte-educação, comunicação e mobilização juvenil.

Saiba mais

Cine Brasília

Figurando entre os mais icônicos cinemas de rua do país em pleno funcionamento, o Cine Brasília é parte do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, integrante do Quadrilátero Modelo de Lúcio Costa e foi inaugurado em 22 de abril de 1960, um dia depois da cidade-utopia. A motivação modernista, a arquitetura única e as oportunidades naturais de uma capital em construção já faziam de Brasília inspiração para uma série de diretores, cineastas e pensadores do cinema.

Saiba mais

Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

Os ingressos para as sessões da Mostra Competitiva Nacional no Cine Brasília custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estarão à venda sempre a partir das 18 horas do dia de cada sessão, exclusivamente na bilheteria do cinema. Todas as demais mostras e atividades do festival, tanto no Cine quanto no Hotel ou nos Complexos Culturais de Planaltina e Samambaia são gratuitas.

Saiba mais

Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília - CIVEBRA

Estudantes de todo o Distrito Federal podem se inscrever no tradicional curso internacional de verão da Escola de Música de Brasília.
As aulas serão presenciais, mas transmitidas pelo canal da escola no YouTube.
O Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra) é realizado desde 1977 e a inscrição é totalmente gratuita e aberta à comunidade.

Saiba mais

Universidade de Brasília - UNB

A Universidade de Brasília (UnB) é uma renomada instituição de ensino superior localizada em Brasília, a capital do Brasil. Foi fundada em 21 de abril de 1962 e se destaca como uma das principais universidades do país. A UnB é conhecida por sua excelência acadêmica, pesquisa de alta qualidade e compromisso com a educação superior.

Saiba mais