Gastronomia de São Paulo


A gastronomia de São Paulo certamente é a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo.

Foi considerada a 13ª melhor cidade em comidas típicas pela enciclopédia Gastronômica TasteAtlas, que avaliou 23 mil restaurantes e selecionou as 100 cidades com melhores comidas típicas, ultrapassando cidades como Buenos Aires, Los Angeles, Viena e Madri. A segunda cidade brasileira no ranking foi o Rio de Janeiro que ficou no 32º lugar.

São Paulo é o 3º melhor destino gastronômico do mundo segundo o tradiconal ranking anual "World´s Best Cities", que selecionou os 100 melhores destinos turísticos do mundo. Ficou atrás apenas de Tóquio e Seul. Para tanto, considerou-se a alta presença de imigrantes e descendentes do mundo todo, que compõem um cenário rico e plural, com muita diversidade e qualidade. Afinal, a cidade tem a maior população de descendentes de italianos fora da Itália e maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio.

No ranking Traveller´s Choice da TripAdvisor, elaborado com base na avaliação de millhões de usuários, a capital paulista foi considerada o 7º melhor destino gastronômico do mundo, atrás de Roma, Paris, Londres, Dubai, Barcelona.

O restaurante A Casa do Porco, dos Chefs Janaína Rueda e Jefferson Rueda, foi eleito o 12º melhor do mundo no Oscar da gastronomia, o The World´s 50 Best Restaurants em junho de 2023.

Por causa da forte imigração estrangeira do início do século XX em dência das duas grandes guerras mundiais e da consequente estagnação econômica da Europa, a cultura gastronômica da cidade se desenvolveu e hoje tem representantes de quase todas as nações européias.

Além disso, por conta da forte imigração dentro do Brasil, a cidade tem hoje os melhores restaurantes de comida típica regional brasileira.

Há diversos restaurantes da alta gastronomia, alguns até com estrela michelin (com duas estrelas: D.O.M. e Ryo; com uma estrela: Evvai, Huto, Jun Sakamoto, Kan Suke, Kinoshita, Maníe Picchi), ganha do Rio de Janeiro que tem dois restaurantes com duas estrelas (Oro e Oteque) e três com uma estrela Michelin (Cipriani, Lasai, Mee, Kazuo Harada).

Destacam-se também, os restaurantes que figura a lista Bib Gourmand 2020, tais como A Baianeira, A Casa do Porco, AE! Cozinha, Ama.zo, Arturito, Balaio IMS, Banzeiro, Barú Marisquería, Bio, Bistrot de Paris, Brasserie Victória, Casa Santo Antônio, Cepa, Charco, Corrutela, Ecully – Perdizes, Fitó, Kith 2º Andar, Komah, Le Bife, Manioca, Mimo, Mocotó, Nit Bar de Tapas, Petí Gastronomia, Petí Americana, Piccolo, Più, Più Iguatemi, Tanit, TonTon, Tordesilhas, Zena Caffè.

Eu escolhi alguns restaurantes que gosto muito como os 10 melhores de São Paulo. Essa lista nunca termina. Precisa constantemente ser revisada.

1⁰ D.O.M. (contemporâneo)
2⁰ MANÍ (contemporâneo)
3⁰ Carlota (contemporâneo)
4⁰ Rancho Português
5⁰ Mocotó (brasileiro)
6⁰ Famiglia Mancini (italiano)
7⁰ La Pasta Gialla (italiano)
8⁰ Jamie’s Italian (Oliver)
9⁰ Jam (japonês)
10º Be Fresh (saudável)

Há diversas cafeterias extraordinárias na cidade. É difícil dizer qual é a melhor.

As que gosto mais são a Padoca do Mani e do Santo Grão.

Brilham representantes da comida brasileira como a Casa do Porco, o Mocotó e oTordesilhas.

Destacam-se, também, o argentino Arturito (Chef Paola Carosella) e os contemporâneos Corrutela e Carlota.

A imigração italiana e japonesa tornou São Paulo uma das melhores expressões mundiais de comida italiana e japonesa.

Tais como Familia Mancini Trattoria - Rua Avanhandava, 81 (Bela Vista), Lellis Trattoria - Alameda Campinas, 1615 (Jardim Paulista) e Gero - Rua Haddock Lobo, 1629 (Cerqueira César), Trattoria Fasano - Rua Iguatemi, s/n (Itaim)

Pizzaria tem aos montes. Eu sempre separo um dia para ir Bráz Quintal - Rua Gandavo, 447 (Vila Mariana) quando estou em São Paulo.
A comida japonesa é a melhor do país. Destacam-se o Aizomê - Alameda Fernão Cardim, 39 (Jardim Paulista) e Jun Sakamoto - Rua Lisboa, 55 (Pinheiros), mas a comida do Jam é muito gostosa também.

Frutos do Mar tem a tradição do Rufino's Rua Doutor Mario Ferraz 377 (Itaim)
Hoje há muitos representantes da Health Food. O Be Fresh torna a comida saudável tão boa como a dos grandes restaurantes da cidade.

O Rancho Português é uma experiência portuguesa com certeza. Além do restaurante, o lugar tem um empório português no local.

Quem gosta de comida mediterrânea não pode deixar de ir ao premiado Acrópole, que serve comida grega. O árabe Farabbud é maravilhoso também.

Há diversos restaurantes asiáticos, como o Coreano Komah, o Tailandes Thai E-San

Os sulamericanos não ficam para trás. Aprecie a gastronomia do peruano Lhamas, do colombiano La Gorgona, do chileno Miró Gastronomia, do argentinos Corrientes 348 e Pobre Juan.

Quem gosta de tradição não pode deixar de visitar os franceses Ruella Bistrô, o Le Bifee e La Tambouille.

Enfim, tem opções para todos os gostos e movimentos obrigatórios para os apreciadores da gastronomia.

Vamos publicar alguns artigos neste blog para ajudar os viajantes a escolher entre as milhares de boas casas do ramo.

Deixe o seu comentário clicando aqui que eu publico.


Gastronomia em São Paulo-SP

Guia de Cafés, Bares, Restaurantes e Pubs de São Paulo capital.

Saiba mais