Construção Modular em Containers Marítimos

Construção Modular em Containers Marítimos


Durante a pandemia, todos nós tivemos que dar uma pausa na nossa pesada rotina.


Muitos, como eu, tiveram que desacelerar e procurar novas atividades para preecher o vazio na agenda.

No meu caso, no isolamento, passei a assistir muitos programas em plataformas de streaming.

Exemplar de um excelente motorhome para viagem de até 6 pessoas.

Os documentários que mais me chamaram atenção foram os que exibiam a vida alternativa, tais como, os referentes aos viajantes de motorhomes e à vida minimalista dos seguidores do "Movimento Tiny House".


Programa na Netflix sobre pessoas simplificaram a vida para viver em tinyhouses.



Os dois modelos de vida alternativa acabaram me levando a conhecer outra atividade em ascensão: a construção modular.

Pátio de fábrica de construções modulares

Aprofundando a pesquisa, acabei me deparando com um interessante segmento da construção modular: a construção em containers marítimos.

Exemplo de grande construção modular com containers.

Eu já conhecia este tipo de construção, que sempre vi com grande desconfiança em exposições como a Casa Cor.

Não sei se foi apenas minha percepção que mudou, mas hoje vejo construções com containers por todo o lado, seja para pequenos negócios, lanchonetes ou para tiny houses, como denominam os americanos as pequenas casa minimalistas.

Interessante cafeteria feita em containers.

Protótipo do grupo Nescafé

Lanchonete Madero em funcionamento.


Certo é que a construção em containers não se resume a pequenas construções. Na Copa do Catar, por exemplo, fizeram um enorme estádio apenas com containers, o Estádio 974, em Doja, construído com 974 containers, onde houve alguns jogos do Brasil. A principal peculiaridade divulgada durante a Copa do Mundo é que o estádio seria desmontado no fim da competição para ter outra destinação.

Estádio da Copa do Catar

Apesar da validade dos containers para cargas marítimas ser relativamente pequena, algo entre 8 e 20 anos, para a construção civil, estes podem durar mais de 100 anos, dependendo do desgaste sofrido na atividade de transporte e do tratamento recebido na construção civil.

Container Marítimo, para quem ainda não conhece, é uma caixa de aço construída com o objetivo de transportar grandes e pesadas cargas por via marítima, terrestre e aérea.

Radiografia de um container marítimo de 40' DC dry.

São fabricados para ter qualidade, resitência e durabilidade suficiente para serem transportados empilhados nos conveses de navios cargueiros transoceânicos.

Pela importância da atividade, foram estabelecidos prazos de validade para seu uso no transporte. Mas seria uma pena descartar um produto com essas características na natureza depois de tão pouco tempo de uso. Por isso, o seu reuso na construção civil foi difundido, principalmente, como forma de baratear a obra e diminuir o seu impacto ambiental do seu descarte.

As principais características que tornam os containers interessantes para a construção civil são as seguintes:

  • Preço: inicialmente construídos para o transporte de cargas, os containers marítimos novos produzidos pela indústria custam entre R$ 50.000,00 e R$ 100.000,00, dependendo do modelo. O preço que cai a um décimo do preço original, após o fim de seu período de validade. Se levarmos em conta o material, a resitência e a versatilidade, os containers usados têm ótimo preço no mercado. Um container de 40´(12,08 m comprimento x 2,44 m largura x 2,40 m de altura) usado, por exemplo, custa entre R$ 10 e 15 mil reais, sem contar o frete.
  • Resistência: os containers marítimos são muito resistentes pois, além de serem produzidos para armazenar cargas pesadas, precisam ser empilhados nos navios de transporte em até pilhas de até 7 andares, suportam a maresia e são resistentes à oxidação.
  • Versatilidade: os containers são muito versáteis, vez que podem ser cortados facilmente com uma serra makita, soldados a outros metais e usados em diversas obras da construção civil.
  • Rapidez: o tempo de construção é reduzido em comparação a uma construção tradicional. No meu canteiro de obras, por exemplo, a média de tempo gasto para a transformação de um container marítimo de 40´, recém chegado, em uma casa ou comômodo, foi de aproximadamente 1 mês.
  • Limpeza: a construção em containers produz uma obra limpa, principalmente porque a sua estrutura já vem pronta e por demandar pequenas intervenções até o término (do serralheiro, que corta e solda, do vidraceiro, que faz as esquadrias das janelas e das portas, do marceneiro, que instala as portas, e do pintor, que faz o acabamento), recebendo materiais muitas vezes produzidos em outras oficinas. A instalação de pisos vinílicos e isolamento de gesso também trazem muita agilidade e limpeza à obra.
  • Sustentabilidade: importante frisar que o reuno de containers na construção civil reduz o impacto ambiental desta importante indústria que é responsável por 38% das emissões globais de dióxido do carbono (CO2), segundo o relatório da ONU. A recomendação é que se reduza a demanda de energia no ambiente construído, que se descarbonize o setor energético e se implemente estratégias de materiais que reduzam as emissões de carbono. Assim, o reuso não só diminui o impacto da indústria de fabricação de containers, como sua aplicação na construção civil reduz as emissões de carbono da indústria da construção civil, além de evitar o descarte de um produto necessário, mas não biodegradável e com reciclagem que pode consumir muita energia.
  • Adaptabilidade: o container pode seja modelado e adaptado às necessidades do projeto com a mesma facilidade, guardadas as devidas proporções, de se montar um brinquedo lego.
  • Modularidade: permite que se construa em módulos, pouco a pouco, para aplicação em obras de alvenaria ou containers, possibilitando o autofinanciamento da obra.
  • Mobilidade: mesmo após sua construção, o container pode ser transportado para outras propriedades com a ajuda de um caminhão guindaste e de uma carreta rodoviária.
  • Provisoriedade: por ser considerada uma obra provisória, prescinde de autorização de construção da administração pública e habite-se, o que traz mais agilidade e economia para a obra.

Depois de cerca de três anos me aprofundando no assunto, as construções modulares que fiz com containers marítimos já representam o projeto mais importante que desenvolvi e agora quero compartilhar o meu aprendizado.


Fileira de containers da minha propriedade, onde foram construídas 3 quitinetes e 1 banheiro.

Fachada da casa container da minha propriedade que contém 4 suítes.

Casa container da minha propriedade vista do pátio.

Deixe-me contar um pouco da minha história para que possa enteder melhor o meu entusiasmo pela construção modular em containers marítimos.

Eu herdei um grande terreno, de 6.000 m², no valorizado bairro do Lago Sul em Brasília, Capital da República, onde é permitido parcelar o terreno em duas unidades de 3.000 m² cada, o que é um tamanho considerável para se construir uma casa. Assim, para se construir nesta propriedade, recomenda-se casas relativamente grandes para a obra não desvalorizar o terreno.

Por isso, sempre enfrentei um dilema. Deixar o terreno vazio e arcar com a alta tributação do IPTU ou construir para auferir uma renda capaz de fazer frente às despesas. Sempre que pensava nisso, ficava desanimado, pois uma construção tradicional em um terreno grande leva muito tempo e exige muito dinheiro.


Primeiro, influenciado pelo "Movimento Tiny House", cogitei construir eu mesmo uma glamurosa tiny house. Diante das dificuldades, refleti e acabei encontrando no container a solução para todos os meus problemas.

A solução que parecia impossível surgiu: construir rapidamente, com poucos recursos, uma obra provisória que dispensa a autorização da administração e habite-se; que possibilita sua ampliação aos poucos para que eu mesmo possa me financiar à medida que conseguir novos recursos e, finalmente, que permita ser transportada para outro terreno caso eu mude de ideia ou surjam novas oportunidades.

Espero que eu tenha despertado em você curiosidade sobre assunto e que eu tenha estimulado a sua reflexão sobre a vialidade da construção tradicional ou das aplicações de suas economias em investimentos que prometem pífios rendimentos como os disponíveis, hoje, no mercado financeiro do país.

Nos próximos artigos, pretendo explorar mais os conhecimentos que obtive com o meu projeto, especialmente os referentes à construção civil e aos serviços de hospedagem, atividade para qual eu destinei meus containers.

Veja os próximos tópicos sobre a construção de containers a serem abordados neste blog:

  • Modelos de containers (disponível)
  • Transporte
  • Prepação do terreno
  • Fundações
  • Aquisição
  • Serralheria
  • Marcenaria
  • Vidraçaria
  • Instalações elétricas
  • Instações hidráulicas
  • Esgoto
  • Pintura
  • Piso
  • Isolamento
  • Cobertura
  • Decoração
  • Projetos
  • Custos
  • Dicas de construção
  • Hospedagem
  • Investimento

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