A Importância do Serralheiro na Construção Modular de Containers Marítimos

A Importância do Serralheiro na Construção Modular de Containers Marítimos


A serralheria é a arte de fabricação ou de reparação de objetos de ferro.

O profissional desta área é o serralheiro, que detém o conhecimento técnico para a produção das peças de metal, atividade que pode incluir o projeto, o manuseio das ferramentas e dos equipamentos necessários, a produção das estruturas metálicas e os reparos em objetos de ferro.

Sua remuneração costuma ser proporcional ao custo do material de ferro exigido pelo projeto, que chega a custar 50% do valor de aquisição da mercadoria contida na nota fiscal da fábrica.

Em Brasília, a indústria de perfilados Gravia, com sede no Setor de Indústrias-SIA, costuma ter os melhores produtos e os melhores preços, mas é sempre bom fazer orçamentos na concorrência a cada compra.

A produção do serralheiro envolve, portanto, o corte dos perfis metálicos obtidos nas melhores condições de tamanho e preço na fábrica, a solda e a pintura do material. Sua atividade inclui a produção de peças de metal, tais como, portões, grades, portas, janelas e outras estruturas metálicas.

O serralheiro é peça de especial importância na engrenagem da construção modular dos containers marítimos já que estes são as principais estruturas da obra, cujo trabalho envolve o corte, a modelagem, o reforço da estrutura, as molduras necessárias para receber as esquadrias de vidro das portas e janelas de responsabilidade do vidraceiro ou os portais de madeira das portas feitas pelo marceneiro.

Além disso, é esse importante profissional que produz a estrutura do telhado, os suportes para prender os perfis de alumínio do isolamento de gesso; que atua na instalação dos perfis que serão utilizados na construção de terraços e guarda-corpos, produz torres para abrigar a caixa d’água, os portões de ferro da entrada da casa, escadas de metal, passarelas onde se instalarão os decks de madeira, ou seja, em todos os lugares onde os perfis de ferro forem úteis, dando praticidade e personalidade à obra.

A produção do serralheiro pode ser feita na sua oficina ou no local da obra. Os perfis precisam ser adaptados porque o material entregue pela indústria tem tamanho e condições mercadológicos. Assim, somente depois da intervenção do serralheiro, que agrega valor ao material e o torna personalizado para a execução da obra.

A maior parte das peças fabricadas numa serralharia destina-se à construção civil. Para atuar neste segmento, o profissional deve desenvolver uma série de habilidades, entre elas, o manuseio das perigosas ferramentas.

Entre os principais equipamentos utilizados pelo serralheiro, destacam-se:


a) berbequim de impacto: ferramenta capaz de realizar perfurações em peças de metal, ferro ou aço, sem danificar o material;
b) lixadeira: serve para dar acabamento e finalizar as peças. Através desta, é possível desbastar as imperfeições do metal;
c) rebarbadoras: semelhante à lixadeira, o equipamento destina-se ao acabamento, polimento e à finalização de peças;
d) torno de bancada: o torno de bancada possui diversas funcionalidades e pode ser utilizado tanto para o corte de peças, como também no acabamento e finalização. É comum o serralheiro fazer estruturas semelhantes aos andaimes somente para produzir peças no local da obra;
e) dobrador de tubagens: este equipamento é utilizado para dobrar tubos e canos de metal, aço, ferro ou alumínio, que porventura não venham dobrados da fábrica;
f) máquina de solda: ferramenta essencial na serralheria, permite unir diferentes peças metálicas numa única estrutura. A técnica é muito importante para a indústria em geral e para a construção civil e exige um treinamento adequado para a qualidade da solda na fabricação das peças.

O serralheiro, portanto, é uma peça fundamental para a construção com containers pois dá qualidade às peças de metal agregadas à obra, rapidez na execução e limpeza no canteiro de obras, pois quase não produz resíduos a serem descartados após concluir o seu trabalho.