Modelos de Containers Marítimos e sua Aplicação na Construção Civil

Modelos de Containers Marítimos e sua Aplicação na Construção Civil


Existem vários modelos de containers marítimos, que são feitos de aço corten, cujas propriedades são resistência à corrosão, leveza, alta resistência mecânica, durabilidade, sustentabilidade e versatilidade. São usados pela marinha mercante para o transporte de mercadorias em navios cargueiros transoceânicos. Cada um pode ser reaproveitado de uma maneira diferente na construção civil. Conheça alguns deles:


Container 20’ (pés) DC Dry Box: costuma ser utilizado para transportar qualquer tipo de carga seca (eletrônicos, roupas, utensílios, pallets, caixas, tambores). São adequados para o transporte de todo o tipo de mercadoria. Suas medidas externas são de aproximadamente 2,6 m de altura, 6,1 m de comprimento e 2,44 m de largura. Seu peso de tara (vazio) é de 2180 kgf. Sua capacidade de carga é de 24 toneladas. Por sua dimensão e peso, costuma ser alugado para depósito de obra, mas também pode virar uma pequena casa, trailer comercial, etc. Por pesar a metade de um container de 40’, é facilmente transportado por um caminhão munk, que é um caminhão que sustenta um braço hidráulico, cujo aluguel é mais barato que um guindaste.


Container 40’ (pés) DC Dry Box: é adequado para transportar de todo o tipo de mercadoria. Mede aproximadamente 2,6 m de altura, 12,2 m de comprimento e 2,44 m de largura. Seu peso de tara (vazio) é de 3550 kgf. Sua capacidade de carga é de 27 toneladas. Por sua dimensão, pode carregar bastante carga e ser bastante útil para a construção civil. Como têm cerca de 3 toneladas vazio, precisa ser transportado por um caminhão maior que o munk. Normalmente, é preciso de um caminhão munk ou guindaste para colocá-lo e retirá-lo da carroceria de uma carreta rodoviária que tem capacidade para transportá-lo.



Container 40’ (pés) High Cube-HC: indicado para transportar grandes quantidades de mercadorias, é o melhor, na minha opinião, para se construir uma casa. Mede aproximadamente 2,90 m de altura, 12,2 m de comprimento e 2,44 m de largura. O seu peso de tara é de 4150 kgf. Sua capacidade de carga é de 31 toneladas.


Container Reefer (refrigerado) 20’ (Tara 3000 kgf, 25 toneladas) e 40’ (5100 kgf, 31 toneladas): é indicado para cargas que requerem refrigeração e temperaturas constantes, tais como carnes, peixes e frutas. Alguns preferem usar o reefer para construção de casas. É mais caro que os containers dry, mas já vem com isolamento término.

Existem outros modelos menos comuns que não são ideais para a construção civil:

Container Graneleiro Dry 20’: é totalmente revestido e utilizado para o transporte de commodities, especialmente grãos. Sua capacidade de carga é de 30,5 toneladas. Peso de tara 2450 kgf.

Container Flat Rack 20’ (tara: 2845 kgf, capacidade: 25 toneladas) e 40’ (tara: 5180, capacidade: 45 toneladas): é projetado para transporte de cargas em grandes dimensões e com peso extra, como máquinas.

Container Tanque (20’ e 40’): são revestidos e usados para o transporte de produtos químicos corrosivos ou cargas de ácidos e vinhos.

Container Ventilado (24 toneladas): indicado para o transporte de cargas que necessitam de ventilação, tais como café, cacau, feijão, cebola, sementes, grãos e manufaturados.

Container Open Top 20’ (tara 2000 kgf, 24 toneladas) e 40’ (tara 3800 kgf, 31 toneladas): é indicado para cargas que precisam ser carregadas pela parte superior.

Container plataforma 20’ (29 m³ - volume de 29 metros cúbicos) e 40’ (67 m³ - volume de 29 metros cúbicos): indicado para cargas com excesso de peso.


Container Aéreo LD-1: é usado para o transporte aéreo e mede 2,33 m de comprimento, 1,33 de largura, 1,62 de altura. Sua capacidade de carga é de 1,58 toneladas.

Container Aéreo LD-3: mede 2,00 de comprimento, 1,53 de largura, 1,62 de altura.


Container Aéreo LD-3, insulated: tem isolamento.


Cada modelo presta um papel importante na atividade de transporte e alguns são muito úteis para a construção civil.

Na minha opinião, o melhor modelo a ser adquirido com o objetivo de construção de casas é o Container 40’ HC. Ele é mais caro do que o Container 20’ DC, mas não chega a ser o dobro, mesmo tendo o dobro do comprimento e um pé direito 30 cm maior, que se aproxima mais do pé direito padrão de uma casa de alvenaria.

Além disso, um container de 40’ HC pode ser cortado ao meio, restruturado e virar dois containers de 20’ HC, com 2,90 m de altura, modelo que não existe no mercado. Os containers de 20’ DC são feitos apenas com 2,60 m de altura, pé direito um pouco baixo para uma casa.


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